Celebrações na Basílica de Santa Maria Maior

 

Basilica Santa Maria Maior_1
 
As comemorações em Roma tiveram seu ponto alto em duas Missas solenes celebradas na famosa Basílica de Santa Maria Maior, uma em 23 de fevereiro, outra no dia 27, ambas presididas pelo Cardeal Bernard Francis Law. 
  
“A Igreja se identifica de modo substancial com esse movimento”   

 Na homilia da primeira, um dos concelebrantes, o Arcebispo Karl Joseph Romer, Secretário do Pontifício Conselho

Missa comemorativa celebrada no altar de Nossa Senhora Salus Populi Romani; à esquerda, o cortejo de entrada

Missa comemorativa celebrada no altar de Nossa Senhora Salus Populi Romani; à esquerda, o cortejo de entrada

para a Saúde, acentuou o significado profundo dessa confirmação da aprovação pontifícia.    

Eis suas palavras iniciais:   

Alegria pelo quinto aniversário da aprovação desse grande movimento dos Arautos do Evangelho. Dando essa aprovação, a Igreja, que é o Corpo Místico de Cristo, não apenas exteriormente aprova uma realidade, dizendo que esse movimento em nada se opõe à doutrina da Igreja, nem ao ideal de santidade, mas também quer significar que a própria Igreja se identifica de modo substancial com esse movimento. A Igreja vê nos Arautos uma forma — não a única nem também a essencial ou necessária — mas uma forma real, verdadeiramente recomendável, de viver a fidelidade e a santidade da Igreja.    

Em face da verdadeira alegria deste quinto aniversário da aprovação pontifícia, a Igreja está representada em vós, Arautos, a Igreja se identifica convosco, a Igreja vê em vós uma presença autêntica da espiritualidade do Evangelho, uma força apostólica no mundo, uma luz de Cristo sofredor e ressuscitado para os crentes e para todos aqueles que O glorificam.   

 “Aqui em Roma, sua casa é a Basílica de Santa Maria Maior”

Na segunda Eucaristia, o CardealLaw convidou o Mons. João Clá Dias e os demais Sacerdotes Arautos presentes em
Dom Karl Romer, durante a homilia

Dom Karl Romer, durante a homilia

Roma para concelebrarem com ele no Altar Papal.    

No início da homilia, o Cardeal assim se referiu aos Arautos:

Sou um dos conhecidos dessa Associação. Estão aqui em Roma com seu Fundador, o Mons. João Clá, para comemorar a confirmação do reconhecimento pontifício e também o 5° aniversário do momento muito especial em que o Papa João Paulo II deu a aprovação a seu Instituto. 

Os Arautos fazem um apostolado imenso e são uma expressão nova na Igreja. Eles têm sua origem no Brasil e estão presentes hoje em 57 países diferentes, com mais de cinco mil membros. Essa Instituição é uma semente do Espírito Santo plantada na Igreja. 

O Cardeal Law celebrando no Altar Papal e fazendo sua brilhante homilia

O Cardeal Law celebrando no Altar Papal

Eles assumiram um forte compromisso de promover a devoção mariana, e por essa razão têm como sua casa, aqui em Roma, esta Basílica de Santa Maria Maior. Promovem também a devoção à Eucaristia e à Cátedra de Pedro. São três elementos essenciais da fé católica.  

Obrigado por sua presença, Monsenhor João Clá, e aos Arautos que nos ajudam na Liturgia.  

  (Revista Arautos do Evangelho, Abril/2006, n. 52, p. 30-31)

Leave a Reply